segunda-feira, 15 de maio de 2017

Barraca da Galinha vira caso de justiça com prefeitura em Garanhuns

Há 45 anos, Antônio Pereira de Farias, Toinho, como era conhecido, criou a Barraca da Galinha, em um terreno na área do Parque Euclides Dourado, mas voltado para o lado de fora, na esquina que dava para a antiga Casa de Saúde Santa Terezinha. E por décadas foi um sucesso, sendo um ponto de referência de Garanhuns para todo o estado, pois era um local de encontro, inclusive da imprensa desportiva da capital.
Toinho da Barraca da Galinha

45 anos não são 45 dias.

Há três anos, Toinho resolveu arrendar a barraca, pois não tinha mais condições de tomar conta, além de ser uma renda para a família. Algum tempo depois, Toinho morreu. O contrato acabou agora e os locatários não devolveram a barraca e ainda há o risco dos herdeiros de Toinho perderem a posse.

Procurado pela família, o prefeito Izaías Régis não deu a atenção devida, e parece estar motivado a tirar realmente o poder da família de Toinho sobre o patrimônio físico e imaterial que tem aquela barraca na história de Garanhuns. Esposa e filha de Toinho, Fátima Gomes e Jaqueline, têm buscado os meios de comunicação para denunciar a situação e já foram até o Ministério Público, onde terá uma reunião esta semana e onde elas apresentarão os documentos sobre a posse do terreno e da barraca. Segundo elas, o interesse parece ser pelo terreno. A família de Toinho tem conseguido apoio das pessoas, inclusive já estiveram na Rádio Marano, conversando com Glaúcio Costa e Marcos Cardoso, que afirmaram que vão ajudar a resolver esta situação.

Fátima publicou em suas redes sociais uma Carta Aberta ao Povo de Garanhuns, que a gente transcreve, deixando o espaço aberto para que os demais envolvidos nesta história possam se manifestar.




Carta ao Povo de Garanhuns

Minha gente, venho falar a vocês que recebi hoje um aviso de desocupação da BARRACA DA GALINHA. Quem é de Garanhuns sabe a historia daquele lugar, história essa que hoje viram lágrimas. Sabem por quê? O prefeito Izaias Regis, ele que pensa que é dono das terras de Simoa, o grande empresário e empreendedor, quer tomar a barraca. Não sei por qual interesse! 

Desde a morte de Toinho venho tendo problemas com a prefeitura, passaram a me impedir de reaver o ponto e não receber mais os alugueis, me deixando sem condições de pagar o próprio velório dele, que fiz fiado no tempo. Fui ao prefeito pedir explicação, e aos gritos ele me disse que o bar era da prefeitura e que “Toinho tava morto e acabou”, fiquei muito MUITO magoada e doente. Fato que após uns tempos, por ordem da prefeitura, a inquilina voltou a pagar. 

Minha gente estou desabafando, porque não aguento mais, peço ajuda a todos, pois não aguento mais esse mundo tão cruel e desesperador. Gostaria que Deus me levasse, pois tá muito difícil pra mim, não sei o que fazer pois o prefeito tem muita autoridade e poder, minha terra agora voltou aos tempos dos coronéis. O que eu faço agora? tenho 62 anos de idade, tenho mal de Parkinson e dependo unicamente da barraca para viver.

Garanhuns, 09 de maio de 2017

Fátima Gomes, viúva de Toinho do Bar da Galinha


.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.